Em Março de 2001, a associação União Recreativa \"OS AMIGOS DA TERRA\", fez nascer mais uma secção cultural no seu seio, o Grupo CARTOLA, (Grupo CARregosense de Teatro em OLiveira de Azemeís).
Continuou assim o trabalho a que se propôs menos de um ano antes na sua oficialização.
A formação deste grupo surge do acordo entre a paróquia, na pessoa do Padre Artur Pinto e a direcção fundadora da associação.
O grupo de teatro \"CARTOLA\" fez a sua estreia no dia 6 de Julho de 2001 com lotação esgotada no Centro Paroquial de Carregosa, apresentando a sua primeira peça de teatro e original \"O Auto do Iate do Inferno\".

Em 2002 surgiu um projecto paralelo denominado de “Dizparates” que se debruçou durante 10 anos à técnica de Clown.
Em 2003 nasceu o grupo Juvenil de Teatro “Fantochola” e logo de seguida as “Escolinhas de Teatro” para crianças entre os 6 e os 12 anos de idade. Também nesse ano organizamos em Carregosa o 1.º FESTOLA, festival de teatro da CARTOLA, que continuamos a levar a palco anualmente em Novembro.
Entre 2005 e 2010, a URATE venceu por 4 vezes a eliminatória distrital do concurso nacional de teatro do INATEL, o ENCONTRÃO.
Em 2013 surgiu o projecto “Tri-a-tola” baseado em levar a palco comédias a retalho.

Trabalhos teatrais:
Auto do Iate do Inferno
Caleidoscópio
Romeu e Julita
Diz-Parates - (em 2005, menção honrosa do INATEL pela participação no concurso nacional de teatro Amador\"teatrália\")
Omelte, uma tragédia Punk
A Importância do Lazer
Auto do Monte do Olimpo
DIIz-Parates - Grupo Sénior (em 2007, vencedor distrital no concurso nacional de Teatro Amador do INATEL \"teatrália\" - Foi a Lisboa em representação do distrito de Aveiro à Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, conseguindo um sensacional 6.º lugar)
A Birra do Morto
Aqui Há Fantasmas
O presidente António Simões
Os três à vez!
Tirem-me daqui!
A tia Odete